Como Manter seu emprego Parte 2

Parte 2

Como manter seu emprego sendo um empregado modelo


Seja pontual.

Como manter seu emprego sendo pontual? Isso mostra ao seu empregador que ele pode contar com você.. Isso parece simples, mas muitos carecem de pontualidade. Não seja uma dessas pessoas. Você quer mostrar que se importa com seu trabalho e se esforça para chegar no horário. Tente chegar pelo menos 15 minutos mais cedo todos os dias. Assim, quando você tiver um imprevisto, talvez ainda consiga chegar a tempo.

Caso se atrase algum dia, peça desculpas e garanta que não acontecerá novamente. Do contrário, passará a impressão de que não se importa tanto com seu trabalho assim.

Seja organizado em todas as suas tarefas.

Se quiser manter seu emprego, este é outro aspecto importante a considerar. Sua mesa deve estar sempre organizada, o acesso aos seus arquivos de computador deve ser simplificado, os documentos, números de telefone e outros materiais de escritório nunca devem ficar espalhados. Você não quer ser o cara que perdeu um arquivo importante ou levou uma hora para encontrar uma informação no próprio e-mail. Além de preservar seu trabalho, esta prática também o facilita!

    • Tire 10 minutos por dia para organizar seu espaço de trabalho.

Sua forma de trabalhar também deve ser organizada. Tenha uma agenda e uma lista de tarefas, para nunca se esquecer de fazer alguma coisa.

Seja inovador e criativo.

Isso o deixará mais motivado a trabalhar, já que você terá mais espaço para experimentar e colocar em vigor suas ideias. Se você já trabalha no mesmo lugar há algum tempo, provavelmente notou que certas mudanças sempre são implementadas; verifique se está disposto a mudar e crescer junto com a empresa, oferecendo novas ideias de como melhorar seu próprio desempenho.

Você não quer que seu chefe pense que você não é receptivo a novas ideias. Uma das principais qualidades de um bom funcionário é a flexibilidade.

Faça perguntas!

Se quiser ser visto como uma pessoa que está sempre pronta para o próximo desafio, não tenha medo de fazer perguntas que possam ajudar seu trabalho a melhorar. Se quiser saber como inovar, trabalhar em um novo sistema ou melhorar seu desempenho, não tenha medo de conversar com seu chefe sobre suas alternativas. Você quer que ele o veja como uma pessoa curiosa e sempre pronta para aprender.

É claro que há hora e lugar para tudo. Você não quer inundar seu chefe com perguntas enquanto ele está correndo para uma reunião.

Aceite feedbacks.

Se quiser manter seu emprego, você precisa mostrar que consegue aceitar críticas e usá-las para ser um funcionário melhor. Se você ficar na defensiva ou zangado com qualquer crítica, você será conhecido com uma pessoa teimosa e difícil de se lidar. Você não quer que seu chefe tenha medo de lhe dar um feedback ou ter uma conversa produtiva; em vez disso, agradeça os conselhos dele e use-os para melhorar.

Lembre-se de que o feedback pode ajudá-lo a fazer seu trabalho ainda melhor. Ele não é feito para magoá-lo ou depreciá-lo.

Deixe sua vida pessoal em casa.

Pode ser difícil separar sua vida pessoal da profissional, mas é preciso fazer um esforço neste sentido, a fim de se concentrar melhor no trabalho. Sua reputação não melhora quando você passa o dia todo reclamando da sua filha ou esposa no escritório. Você não quer que seu chefe o considere mais elegível para uma demissão por causa dos seus problemas em casa.

Pode ser difícil separar completamente a vida pessoal da profissional, especialmente se estiver passando por momentos difíceis, mas a ideia é tentar ser tão focado quanto possível. Se perceber que está começando a ficar chateado ou emotivo, passe algum tempo sozinho para se recompor.

Mostre profissionalismo em todos os momentos.

Certifique-se de ter uma aparência profissional, sempre que estiver no seu local de trabalho. Isso significa usar o uniforme da empresa, usar roupas adequadas ao ambiente de trabalho, ou apenas parecer bem arrumado em um ambiente mais informal. O importante é mostrar que se importa em estar tão bem vestido quanto possível.

Se você anda desarrumado pelos corredores da empresa, seu chefe vai pensar que você não leva seu trabalho a sério.

Goste do que faz.

Se você realmente quer manter seu emprego, é muito importante fazer algo que goste. Por mais que nós raramente comecemos no emprego dos sonhos, é realmente importante gostar do que faz para avançar em sua carreira. Se você acha seu trabalho realmente envolvente, não precisará de muito esforço para mantê-lo!

Algumas pessoas dizem que, se você ama o que faz, não precisará trabalhar nem um dia da sua vida. Se estiver com dificuldades para se manter motivado, isso pode significar que você não está no caminho certo.

Está gostando de nossas dicas? Semana que vem será publicado a parte final do Post sobre como manter seu emprego. Não Perca!

Se você ainda não leu a parte 1 dessa matéria, VEJA AQUI

 

Francene Arnaut

Francene Arnaut

Web designer. Tecnóloga da Informação formada pela ETEC.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe uma resposta