Como Manter seu Emprego Parte 1

Como manter seu emprego?Se você estiver empenhado em fazer seu trabalho e sempre tentar melhorar, não há motivo para se preocupar em perder o emprego.

Conseguir um emprego não é fácil, mas mantê-lo pode ser ainda mais complicado. Para fazer isso, você terá que mostrar as qualidades de um empregado modelo, ter paixão pelo que faz e ser respeitoso com seus superiores, colegas de trabalho e clientes. Se você estiver empenhado em fazer seu trabalho e sempre tentar melhorar, não há motivo para se preocupar em perder o emprego.

Parte 1

Como manter seu trabalho trabalhando em equipe

   Faça o que puder para ter um bom relacionamento com seu supervisor.

Ter um relacionamento positivo com seu chefe pode ser o requisito mais importante para manter seu emprego. Você não precisa ser o melhor amigo dele (na verdade, é até bom que não seja), mas deve ter uma relação calorosa, amigável e respeitosa, caso queira permanecer na empresa. Mesmo que não esteja cara a cara com ele, faça o possível para ser positivo e respeitoso quando se referir ao seu chefe.

  • Se tiver alguma reclamação, certifique-se fazê-la com clareza, e nunca culpe seu chefe ou pareça desgostoso do seu trabalho.
    • Por exemplo, se você for professor, pode não gostar das horas que passa corrigindo provas. Em vez de reclamar disso, fale sobre o quanto você gosta de ensinar.

Colegas de trabalho tendem a reclamar uns com os outros. Não caia nessa armadilha; sempre mude de assunto quando as pessoas estiverem sendo negativas perto de você.

 

Como manter seu emprego? Trabalhar em equipe é uma obrigação.

Você precisa ser capaz de se comunicar bem, conviver com seus colegas e trabalhar em equipe, ainda que tenha suas diferenças com alguns deles. Se você tiver a reputação de ser uma pessoa que tem dificuldades de trabalhar em equipe, seja por ser rude ou irresponsável, seu nome será o primeiro a aparecer quando a empresa precisar cortar custos.

  • Se quiser ser visto como uma pessoa que trabalha bem com qualquer grupo ou projeto, seu chefe saberá que você é uma peça importante para o funcionamento da empresa.
  • Aprenda a discordar respeitosamente. Em vez de xingar, ignorar seus colegas ou ser muito ansioso na hora de provar que você tem razão, seja um bom ouvinte, peça aos seus colegas para explicar seu raciocínio calmamente, e compartilhe suas ideias.
  • Seja tão amigável quanto puder. Sorria, comprimente seus colegas e evite conversa fiada. Não aja como se socializar não fosse importante para você, não importa o quão ocupado esteja. Se precisar demitir alguém, seu chefe pensará no tipo de energia que cada funcionário traz para o ambiente de trabalho.
  • Em seu tempo ocioso, faça o que puder para ajudar outra pessoa a completar suas tarefas. Lembre-se de que isso também ajuda sua empresa a se manter no negócio.
  • Não participe de fofocas no escritório. Isso atrapalha o seu trabalho e ainda traz uma má reputação.

Faça um esforço para conhecer seu chefe um pouco mais, perguntando sobre sua família ou planos para o futuro. Se ele quiser se abrir, preste atenção e mostre interesse.

 

Mantenha uma atitude positiva.


Se quiser manter seu emprego, você precisa ter uma atitude positiva com relação a ele. É claro que nem tudo são flores, mas é preciso encontrar uma maneira de dar mais atenção às coisas positivas e lidar com os aspectos menos agradáveis do trabalho. Em vez de reclamar o tempo todo, fale sobre as coisas que você ama em seu trabalho, e sua permanência no emprego será mais garantida.

    • Por exemplo, se você for professor, pode não gostar das horas que passa corrigindo provas. Em vez de reclamar disso, fale sobre o quanto você gosta de ensinar.

Colegas de trabalho tendem a reclamar uns com os outros. Não caia nessa armadilha; sempre mude de assunto quando as pessoas estiverem sendo negativas perto de você.

 

Nunca converse sobre seu salário com seus colegas de trabalho.

 


 Se a ideia é ser um bom funcionário e manter seu emprego, evite este assunto a todo custo. Você não quer que seus colegas fiquem chateados por ganharem menos, ou levem suas reclamações para seu chefe. Quando ele descobrir que você não sabe manter a língua dentro da boca, não ficará muito satisfeito.

 

Como manter seu emprego? Trate seus clientes com respeito.

 

Lembre-se de que o cliente tem sempre razão; ele tem a capacidade de demitir toda a equipe, do supervisor ao zelador. Se você não tem clientes, não tem um negócio. Se o seu trabalho envolve lidar com os clientes, trate-os com respeito absoluto. Certifique-se de manter a calma e ajudar sempre que possível. Não se esqueça de que seu chefe está sempre à procura de colaboradores que fazem o melhor por seus clientes.

 

Você quer ser visto como uma ferramenta valiosa, não como uma responsabilidade.

 

Sempre que puder, participe de atividades externas da empresa.

Por mais que sua vida familiar seja ocupada, faça um esforço para ir a encontros, piqueniques, festas, seminários, happy-hours, eventos de voluntariado e quaisquer outras atividades da sua empresa. Isso mostrará ao seu chefe que você veste a camisa da empresa e se importa com seu trabalho, mesmo quando não está no escritório. Você não quer ser reconhecido como a pessoa que nunca comparece a nada.

Ao participar de tantos eventos quanto puder, você se torna mais do que uma mera ferramenta no escritório. Isso dificulta uma demissão. Quem não é visto, não é lembrado.

Veja mais…

As partes 2 e 3 dessa matéria serão publicados nas próximas semanas. Não Perca!!!!!!!

Se ainda não encontrou seu emprego, VEJA NOSSAS VAGAS aqui, ou DEIXE SEU CURRÍCULO aqui.

Francene Arnaut

Francene Arnaut

Web designer. Tecnóloga da Informação formada pela ETEC.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe uma resposta